CERILUZ DÁ OS PRIMEIROS PASSOS PARA LEVAR INTERNET AOS ASSOCIADOS

internet ruralQuando a Ceriluz surgiu, no ano de 1966, sua proposta era suprir uma demanda onde o meio rural era carente: a energia elétrica. Inicialmente trabalhou apenas com a distribuição, mas, em 1999 expandiu suas atividades passando a gerar a própria energia. Agora a Cooperativa passa mais uma vez por um processo de expansão, novamente para sanar uma carência existente em sua área de ação: levar internet aos seus associados que se encontram desassistidos neste quesito, especialmente no meio rural. Com esse objetivo foi criada a Ceriluz Provedora de Internet Ltda, que agora compõe um grupo junto com as cooperativas de distribuição e geração de energia.

Para viabilizar essa tarefa a Cooperativa assinou um termo de cooperação com a SouTech Tecnologia, empresa que deve levar cabos de fibra óptica aos municípios da região. Atualmente essa tecnologia já está em Panambi e será levada para Ijuí, de onde, por meio da infraestrutura de distribuição de energia da Ceriluz, será conectada aos demais municípios da região. Nestas cidades serão instaladas torres que emitirão o sinal de internet via rádio para as comunidades do interior. “Nós queremos levar o sinal de internet para toda a região onde nós atuamos e dar condições a todos os associados de terem internet na sua propriedade, nas escolas e empresas rurais. A Ceriluz sempre se preocupou com o desenvolvimento do meio rural e a internet, assim como a energia elétrica, é ferramenta indispensável para esse desenvolvimento”, afirma o presidente da Ceriluz Iloir de Pauli. Ele lembra, porém, que este é um passo inicial e que sua concretização demanda de um prazo estendido. A expectativa é que em três a quatro anos seja possível levar o sinal a todas as localidades do interior.

A entrevista com o presidente Iloir pode ser ouvida na íntegra no site www.ceriluz.com.br, no informativo de rádio do dia 29 de junho.