PROGRAMA AMBIENTAL CONTROLA IMPACTOS DE OBRA DA PCH SEDE II

Impacto Assessoria Ambiental 3A obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sede II Centenária chama atenção dos moradores da região pela sua grandiosidade e complexidade, especialmente pela proximidade com a área urbana de Ijuí. No momento o grande destaque é para a perfuração do túnel adutor, que na ultima semana ultrapassou os 100 metros de extensão. Contudo, além dessas ações mais salientes outras acontecem de forma paralela, com mais discrição. É o caso do Programa de Gestão Ambiental, que visa manter a regularidade da obra frente aos órgãos ambientais. “Vistorias técnicas de conformidade ambiental são realizadas periodicamente objetivando avaliar se obra está de acordo com as leis ambientais vigentes, com relatórios trimestrais sendo encaminhados para a FEPAM - Fundação Estadual de Proteção ao Ambiente Natural”, explica a bióloga responsável, Elis Regina Rodighero, da Empresa Impacto Assessoria Ambiental, que coordena o programa ambiental. Veja, na sequência, alguns detalhes das ações ambientais em andamento no transcorrer da obra de construção da usina:

Programa Ambiental para a Construção

Ele contempla as medidas ambientais primordiais para evitar, controlar e atenuar os impactos ambientais provindos das fases de implantação e operação do canteiro de obras, o que contribui para a manutenção de um melhor estado possível de qualidade ambiental e de vida das comunidades contempladas, assim como dos colaboradores envolvidos na obra, além de minimizar o uso de medidas corretivas.

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Tem como objetivo orientar a destinação dos resíduos sólidos (lixo) gerados durante a implantação da PCH, prevendo local para armazenamento temporário dos resíduos no canteiro de obras e destinação adequada por meio da contratação de empresas especializadas no tratamento final de cada tipo de resíduo gerado.

Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental visa disseminar informações educativas e preventivas que contribuam com a conservação e preservação ambiental, bem como conscientizar a população para adoção de práticas e ações sustentáveis em seu dia a dia.

Programa de Monitoramento da Qualidade da Água

Acompanha a qualidade da água do rio Potiribu durante a instalação da PCH SEDE II, de modo a verificar se ás águas superficiais atendem os padrões requeridos pela legislação vigente. Durante a fase de instalação ocorre periodicamente a coleta de água em quatro pontos no rio Potiribu, na região instalação da PCH.

Programa de Desmatamento e Limpeza do Reservatório

Este programa orienta a limpeza de todo o material proveniente do desmatamento das áreas que irão constituir o reservatório da PCH. Tal procedimento é importante para garantir a qualidade da água no reservatório, pois a vegetação, os resíduos sólidos e outros materiais contaminantes e flutuantes podem causar danos a qualidade da água local.

Programa de Resgate e Monitoramento da Ictiofauna

Impacto Assessoria Ambiental 2

O monitoramento da ictiofauna tem como objetivo conhecer e acompanhar dinâmica da comunidade de peixes na região da PCH SEDE II, por meio campanhas de coleta e com frequência trimestral, em quatro pontos amostrais no rio das Potiribu.

Programa de Recuperação das Áreas Degradadas

O objetivo do programa é recuperar as áreas ocupadas temporariamente pelas obras de implantação da PCH SEDE II (canteiros de obras, acessos, bota-fora, entre outros), visando à conservação da diversidade biológica da região. A recuperação se dará ao final das obras de implantação do empreendimento por meio do preparo do solo degradado, isolamento das áreas, indução da regeneração natural da vegetação, plantio de mudas nativas, obras de drenagem e semeadura de gramíneas.

Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico

Ele visa atender a Resolução Conjunta ANA/ANEEL nº 03/2010 realizando a avaliação sedimentológica do manancial para monitorar o aporte e a deposição sedimentar do rio Potiribu.

Programa de Controle de Processos Erosivos

Este programa procura identificar e caracterizar as localidades suscetíveis à erosão e aquelas que poderão sofrer processos erosivos em decorrência das atividades de obra. Também busca apresentar as medidas cabíveis para estabilização das áreas fragilizadas e a prevenção de novas ocorrências, visando ao controle dos processos erosivos.

Programa de Controle e Erradicação de Espécies de Plantas Exóticas Invasoras

As espécies exóticas invasoras são a segunda maior causa mundial de perda de biodiversidade, desta forma este programa visa vistoriar toda a área de obra e caso seja verificada a presença de espécies exóticas são aplicadas práticas de corte e controle dos exemplares.

Programa de Resgate de Flora e Germoplasma

Com o objetivo de manejar e conservar a vegetação local este programa faz a coleta de sementes, das mais variadas espécies da região, que poderão ser usadas para restaurar a vegetação futuramente na área da PCH, e o salvamento de plantas (epífitas) que vivem nas árvores que serão cortadas, que são realocadas.

Programa de Resgate e Monitoramento da Fauna

Impacto Assessoria Ambiental 1

O monitoramento da fauna visa conhecer os animais que vivem na região da PCH SEDE II bem como acompanhar o comportamento deste durante a fase de obras de implantação do empreendimento. Nas fases de supressão da vegetação (implantação casa de força e reservatório) e enchimento do reservatório também deve ocorrer o resgate da fauna terrestre.

Programa de Comunicação Social

Por meio deste programa são repassadas informações à população residente no entorno do empreendimento e as ações ambientais executadas durante sua instalação. Em atendimento ao programa de comunicação social serão realizadas ações como palestras, reuniões e distribuição de material informativo aos moradores do entorno do empreendimento; emissão de boletins informativos e relatórios em veículos de comunicação da região e próprios da empresa empreendedora.