A Ceriluz executou serviços de modernização na rede elétrica em municípios de sua área de atuação, com foco no atendimento à demanda energética de instituições de ensino. As ações foram realizadas com a participação das administrações municipais e incluíram a substituição de equipamentos e adequações nas redes de distribuição.
No município de Bozano, foi realizada a substituição do transformador que atende a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Costa Beber (foto ao lado). A unidade atua na educação básica do município e atende 146 crianças, com idades entre 4 e 12 anos, estudantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O equipamento anterior, de 75 kVA, foi substituído por uma unidade de 112,5 kVA. Além disso, houve o recondutoramento da rede de Baixa Tensão, com o objetivo de adequar a infraestrutura ao aumento da carga registrado na escola, como explica a diretora Cláudia Marchesan: “Estamos fazendo melhorias nas instalações elétricas, que hoje são fundamentais para garantir um ensino de qualidade para as crianças. Fizemos um investimento significativo pensando no conforto e na tecnologia, e agora foi necessária a atualização da rede elétrica, essencial para o funcionamento desses equipamentos”. A diretora se refere, principalmente, à aquisição de climatizadores de ar para as salas de aula e à instalação de uma nova cozinha, voltada ao atendimento dos estudantes em turno integral.
Em Coronel Barros, as equipes atuaram na rede próxima à Escola Miguel Burnier, que atende 314 alunos do ensino fundamental, do primeiro ao nono ano. As intervenções contemplaram a conversão de três vãos de rede de Baixa Tensão em rede mista (foto principal), viabilizando a instalação de um transformador exclusivo de 112,5 kVA para a escola. A medida também decorre do aumento da carga instalada no educandário, com o objetivo de garantir o funcionamento adequado de equipamentos utilizados em sala de aula e laboratórios, incluindo sistemas de climatização e estrutura de cozinha. “Vínhamos percebendo limitações na rede elétrica da escola em função das melhorias realizadas, como a instalação de novos equipamentos tecnológicos, climatizadores e a ampliação de espaços. Assim, essa intervenção se tornou necessária. Com isso, conseguiremos proporcionar mais conforto e bem-estar aos alunos em nosso ambiente escolar”, avalia a diretora Andressa Tiecher dos Anjos.
Estas iniciativas evidenciam o papel da energia elétrica no apoio à formação de crianças e jovens. Atualmente, a Ceriluz atende 42 escolas e uma universidade em sua área de atuação.