A Ceriluz realizou na tarde de quarta-feira, 21 de janeiro, melhorias na rede elétrica que atende os municípios de Ajuricaba e Nova Ramada. O trabalho focou na transformação de dez vãos de rede monofásica em trifásica na vila da Linha 24 Norte, com a instalação de 800 metros de novos cabos e a substituição de um transformador de 15kVA por um mais potente, de 45kVA. O serviço também incluiu a substituição de postes e adequação do traçado da rede, considerando que o trecho receberá calçamento em breve e conta com iluminação pública.
Além da Linha 24 Norte, a melhoria alcança também associados das Linhas 21, 22, 23, 25 e 26 Norte, Formigueiro e Esquina Laussmann, que usufruem dessa rede, garantindo maior capacidade de carga para a região. Essa melhoria no circuito é fundamental para quem utiliza motores e equipamentos de maior porte, oferecendo uma energia mais estável.
A Ceriluz também reforçou a segurança do sistema na região de Inhacorá e São Valério do Sul, ao instalar um novo religador automático na região. Esse equipamento aumenta a robustez e confiabilidade na rede que atende as comunidades de Passo da Luminata, Picada da Espora, Coroados, Esquina Lulu, Rincão dos Correa, São Luiz e São Valério, beneficiando cerca de 135 associados.
O religador automático, ao identificar uma corrente de curto-circuito provocada por falhas na rede — como, por exemplo, descargas atmosféricas — realiza o desligamento da mesma e executa tentativas automáticas de religamento. Caso a falha seja temporária, o circuito é restabelecido automaticamente, sem a necessidade de deslocamento da equipe de plantão até o local. As equipes precisam ser acionadas apenas em situações de falhas permanentes, como a queda de árvores sobre a rede elétrica.
Além disso, o equipamento possui supervisão remota pelo Centro de Operação da Ceriluz (COD), permitindo a identificação imediata das ocorrências no momento em que elas acontecem, sem a necessidade de aguardar o contato do associado, como ocorria anteriormente. Com essa instalação, a Ceriluz atinge a marca de 66 religadores trifásicos instalados em sua área de atuação.
