• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Vermelha Patamar 1

Já está no ar a nova edição do Informativo Ceriluz – Além da Energia, trazendo conteúdos de interesse dos associados e da comunidade regional. Um dos principais destaques desta semana é a comemoração da Semana do Meio Ambiente, celebrada com a realização de um ciclo de palestras do Projeto Água Viva, que percorreu escolas da região com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da conservação de nascentes e rios e do uso responsável da água. A iniciativa reforça o compromisso da Cooperativa com a sustentabilidade e com a formação de uma sociedade mais consciente e engajada nas causas ambientais. Além das ações ambientais, o informativo traz um alerta importante aos associados: a bandeira tarifária será vermelha no mês de junho, o que implicará cobrança adicional nas faturas de energia elétrica. É essencial redobrar a atenção ao consumo para evitar surpresas na conta. Nesta edição, você também acompanha uma entrevista especial com a prefeita de Santo Augusto, Lilian Fontoura Depiere, que compartilha informações sobre projetos e o uso da energia no desenvolvimento do município. Por fim, o programa informa sobre os desligamentos programados que ocorrerão nos próximos dias, fundamentais para a manutenção e melhoria da rede elétrica da Cooperativa.

O Informativo Ceriluz dessa semana faz destaque para os principais investimentos Ceriluz no momento. Iniciamos falando da PCH Linha Onze Oeste, maior empreendimento já construído pela Ceriluz, e que nessa sexta-feira recebeu a visita dos conselheiros da Cooperativa, num ato simbólico de conclusão da obra que se estendeu por três anos, de maio de 2022 a maio de 2025. A usina recebeu a autorização para operação comercial no último dia 20 de maio e a expectativa é que posso gerar em condições plenas a partir das chuvas registradas nessa semana, que aumentou o nível do rio. A expectativa da direção é que os índices pluviométricos se normalizem agora, diferente do que foi nos anos de construção do empreendimento. Descrevemos o cenário climático registrado ao longo da construção, que variaram sempre entre os dois extremos, ou seja, seca ou enchente. O segundo investimento em destaque é a Subestação Ceriluz IV, também em construção no município de Coronel Barros. Atualizamos o estágio da obra, que já está com os principais equipamentos adquiridos: transformadores e disjuntores. Uma equipe da Ceriluz, aliás, esteve no Paraná nos últimos dias, acompanhando os testes finais dos transformadores. Já um segundo grupo de colaboradores esteve em Minas Gerais, participando do Sendi 2025, Seminário Nacional de Distribuição de Energia, acompanhando as novidades e inovações para o setor. Por fim destacamos também nossos avisos de Desligamentos Programados para essa semana. Obrigado por visitar nosso site e ouvir nosso programa.

O Informativo Ceriluz Além da Energia dessa semana é especial. O tema de destaque é a obtenção da Licença de Operação Comercial da PCH Linha Onze Oeste, na terça-feira, 20 de maio. A usina construída no município de Coronel Barros entra em operação após três anos de construção, período em que enfrentou dificuldades, de forma especial uma sequência de enchentes, sendo a pior delas em maio de 2024. Constituída de barragem, minicentral, túnel adutor e casa de máquinas principal, engenheiros e técnicos superaram todas as dificuldades para colocar em operação a maior usina do cooperativismo brasileiro. E quem apresenta todos esses detalhes, não só da construção, mas também da concepção do projeto, é o presidente da Ceriluz Geração, Iloir de Pauli. O presidente relata as dificuldades de aprovação do projeto, que tramitou por mais de 25 anos junto aos órgãos ambientais, mas que agora, suplantados todos estes desafios, agrega em geração de energia e também fortalece o sistema de distribuição de energia da Ceriluz. Saiba tudo ouvindo aqui nosso programa completo.

O Programa de rádio de hoje trata de uma melhoria realizada na rede que liga os bairros de Pinhal e Barro Preto, em Nova Ramada. O presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli, esteve naquele município durante esta semana, ocasião em que visitou o prefeito Alzevir Lotário de Marchi e também a obra realizada no local. Em uma parceria público-privada a rede alimentadora de Média Tensão que corta a cidade foi retirada de áreas de lavouras e residenciais e deslocada para as margens da estrada que conecta os bairros da cidade. Um dos objetivos com a mudança foi a implantação, por parte da prefeitura, de um sistema de iluminação pública naquela rua, facilitando o deslocamento dos e veículos e pessoas à noite, de forma especial proporcionando um local de caminhadas e prática de exercícios físicos para a população local. Tanto o presidente Guilherme quanto o prefeito avaliam essa inciativa. O prefeito dá a sua opinião sobre a obra em entrevista concedida ao jornalista Vilson Wagner, na ocasião da visita, onde trata-se também de temas relacionados ao uso da energia para fomento de atividades rurais, industriais e sociais do município. Por fim apresentamos ainda nossa lista de desligamentos programados pela Ceriluz para a próxima semana. Ouça o programa primeiro aqui, em nosso site.

Nesta edição do Informativo Ceriluz Além da Energia destacamos um importante equipamento usado nas redes de distribuição de energia com a função de reduzir as faltas de energia aos associados. Nos referimos aos Religadores Automáticos de Redes, que protegem e religam o sistema em caso de ocorrências transitórias, tais como curto circuitos e sobrecargas, causados por toques de galhos na rede ou descargas atmosféricas, por exemplo. O religador identifica a falha, desliga o sistema por alguns instantes e o aciona logo em seguida, normalizando o fornecimento de energia caso o problema tenha sido superado. Também voltamos a falar sobre o curso de reciclagem sobre a Norma Regulamentadora (NR) 35, que aborda os riscos de acidentes de trabalho na realização dos serviços em altura, que fazem parte da rotina dos colaboradores de distribuidoras de energia. Nessa semana ocorreu uma segunda etapa do treinamento, com um novo grupo de colaboradores das cooperativas de distribuição e geração de energia. Mas hoje aprofundamos o tema com a participação de Mauricio Borges, técnico em segurança do trabalho e eletrotécnico, instrutor do SESI. Saiba também aqui em nosso programa onde acontecerão os desligamentos programados de energia na próxima semana e se sua Unidade Consumidora será atingida.     

O Informativo Ceriluz Além da Energia de hoje traz como destaque a realização de leilão para a venda de resíduos metálicos gerados a partir dos serviços de substituição ou melhorias em redes de distribuição de energia. O leilão não trouxe apenas mais segurança e maior resultado financeiro à cooperativa em relação à venda direta que era realizada anteriormente, mas tem um importante papel na destinação adequada desses materiais, vindo ao encontro dos princípios ESG – Ambiental, Social e Governança – da Ceriluz. Isso porque participaram do leilão apenas empresas devidamente licenciadas junto a órgãos ambientais, dando tranquilidade de que todo o material vendido deverá ter destino adequado. Outro tema importante do programa, seguindo no conceito ambiental, diz respeito aos programas de recuperação e reposição florestal nos projetos de usinas. Apresentamos onde e como deve ser feito o plantio de árvores nativas e como está o desenvolvimento das áreas replantadas pela Ceriluz em seus projetos, de forma especial os mais antigos, onde áreas florestadas ricas em diversidade já começam a surgir. Falamos também sobre as faturas de energia, alertando aos nossos associados sobre a vigência da bandeira tarifária amarela sobre o consumo de energia de maio, e ressaltamos a importância da energia elétrica para nossas atividades cotidianas, relação de dependência trazida à tona com força pelo apagão ocorrido na segunda-feira na Europa. Em nosso espaço para os avisos aos associados falamos de atendimento digital e sobre os desligamentos programados. Nessa edição não apresentamos a entrevista da nossa série com os prefeitos da área de ação da Cooperativa.

Últimos Rádios