O programa Informativo Ceriluz dessa semana faz um levantamento de toda a energia distribuída pela Cooperativa nos doze meses do ano de 2025. Como já é tradicional, mais uma vez a cooperativa registrou crescimento no consumo de energia de seus associados, na ordem de 4,34%, índice superior ao crescimento do setor no Brasil. Boa parte desse crescimento foi puxado pelo meio rural, que apresentou aumento de demanda e voltou a ser a principal classe consumidora da Ceriluz, superando a industrial. Os associados irrigantes tiveram papel importante nesse resultado, uma vez que seu consumo de energia em 2025 foi superior ao de 2024, ano com registro de maiores índices pluviométricos. Ouça este programa de rádio e saiba como foi a evolução das demais classes consumidoras. Outra dica importante do programa se destina àqueles associados que estão construindo a casa nova ou reformando e precisam instalar ou renovar a entrada de energia da residência. A cooperativa oferece, já há algum tempo, seu poste padrão de energia. Mas atenção, há situações nos terrenos que não permitem o seu uso. Nesses casos a cooperativa oferece um sistema de entrada de energia alternativo, sem custos adicionais. Essa é uma dúvida frequente entre nossos associados e, portanto, aproveitamos esse espaço para esclarecê-la. E ainda, nesse final de semana comemoramos o Carnaval. Como em todas as atividades do dia a dia, nesse período a energia elétrica é fundamental para promover a diversão dos foliões, seja para iluminação, sonorização ou refrigeração de alimentos e bebidas. Porém, considerando que as festas podem acontecer em locais alternativos é preciso ter muita atenção com as gambiarras para transporte de energia. A alegria pode se tornar tristeza a partir de um acidente com a eletricidade. Por isso apresentamos algumas dicas de segurança. Por fim, em nossos avisos aos associados, o horário de atendimento nos escritórios nesse período de carnaval e os avisos de desligamentos programados.

O Informativo Ceriluz Além da Energia dessa semana apresenta os principais indicadores de continuidade avaliados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o desempenho da Ceriluz nesses parâmetros de avaliação dos serviços de distribuição de energia. A Ceriluz vem apresentando índices bastante positivos, superando em muito as médias nacionais. Em 2025 a cooperativa apresentou, por exemplo, um tempo médio de atendimento das emergências próximo a 80 minutos, quando a média nacional foi superior a 430 minutos. Já o tempo que os associados permaneceram sem energia, em média, ficou próximo a oito horas, durante os doze meses do ano passado. Ouça nosso programa e saiba detalhes dos demais parâmetros que balizam esse trabalho e onde visualizá-los. Outra pauta do programa é a Websérie Energia para a Minha Vida, onde retratamos o uso da energia por nossos associados no desenvolvimento das atividades em suas propriedades. Hoje conheceremos a Casa Lorenzoni, propriedade localizada na Colônia Santo Antônio, em Ijuí, que atua na produção de uvas, vinhos, espumantes e, agora, se insere em projeto regional de turismo rural. Também apresentamos um importante desafios enfrentado por nossos colaboradores desenvolvimento de suas atividades diárias: a fixação de postes, que pode parecer uma tarefa simples considerando as facilidades que os novos veículos e equipamentos proporcionam, mas que nem sempre é mecanizada. Quando há o registro de rochas ou lajes no processo de escavação dos buracos, as equipes podem ter de fazê-lo manualmente, com uso de rompedores, cavadeiras e pás. Por fim, apresentamos nossos avisos aos associados, destacando a bandeira tarifária vigente em fevereiro e a retomada dos atendimentos nos escritórios da Ajuricaba e Catuípe, após o período de férias dos atendentes.

O programa de rádio Informativo Ceriluz dessa semana traz como destaque principal uma entrevista com os presidentes das cooperativas do Grupo Ceriluz, Guilherme Schmidt de Pauli (Ceriluz Distribuição) e Valmir Elton Seifert (Ceriluz Geração) avaliando as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) realizadas na semana passada, em 23 de janeiro. Ambos destacam a participação de nossos associados nas atividades, de forma especial na eleição das diretorias nas urnas disponibilizadas nos municípios da área de atuação da Cooperativa, que indicaram a aprovação da chapa única, com 99,3% de aprovação. Os presidentes também falam dos resultados do exercício de 2025, para as duas cooperativas e as perspectivas de trabalho para o quadriênio 2026/30. Na área da distribuição de energia, Guilherme salienta a continuidade dos investimentos no reforça do sistema elétrico, iniciando pela conclusão da Subestação Ceriluz IV, prevista ainda para esse primeiro semestre. Por outro lado, na Ceriluz Geração, Valmir reforça a necessidade de realizar investimentos na manutenção das atuais usinas em operação, garantindo sua plena eficiência, e a interrupção momentânea de novos investimentos em usinas, considerando o expressivo esforço financeiro feito para a conclusão da PCH Linha Onze Oeste, em 2025. Mas temos outros assuntos também, como uma obra de melhoria de rede no município de Coronel Barros e nossos avisos de desligamentos programados para a próxima semana, para serviços preventivos de manutenção de redes.

O Informativo Ceriluz desta semana traz como destaque a realização das Assembleias Gerais Ordinárias das cooperativas Ceriluz Distribuição e Ceriluz Geração, realizadas no dia 23 de janeiro, que deliberaram sobre a prestação de contas do exercício de 2025 e elegeram as novas diretorias e conselhos para o quadriênio 2026/2030. O programa apresenta os principais resultados financeiros, os investimentos realizados ao longo do último ano e os projetos estratégicos que seguem em andamento. Outro assunto em evidência são as obras de melhorias na rede elétrica realizadas nos municípios de Ajuricaba, Nova Ramada, Inhacorá e São Valério, com ampliação de rede trifásica, modernização de equipamentos e instalação de religadores automáticos, ações que aumentam a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia aos associados. O informativo também destaca o treinamento de colaboradores da Ceriluz para operação segura de motopodas, voltado à segurança do trabalho e à manutenção preventiva das redes de distribuição, reduzindo riscos de interrupções durante temporais. O programa encerra com avisos aos associados, incluindo informações sobre desligamentos programados. Ouça o programa primeiro aqui em nosso site ou aguarde para ouvir na sua emissora de rádio favorita, nos horários tradicionais.

O Informativo Ceriluz Além da Energia desta semana faz um convite especial aos associados da Ceriluz para participarem das Assembleias Gerais Ordinárias das cooperativas Ceriluz Geração e Ceriluz Distribuição, que acontecem na próxima sexta-feira, 23 de janeiro. Trazemos todos os detalhes dos encontros, cujas atividades presenciais ocorrem no auditório da sede administrativa. Contudo, há um detalhe importante: este ano acontecem as eleições para as diretorias das cooperativas e haverá urnas em diferentes municípios na região de abrangência da Ceriluz, com o objetivo de facilitar a participação de todos. Saiba onde elas estarão localizadas ouvindo nosso programa. Apesar da importância do tema inicial, outros assuntos relevantes também estão na pauta. Falamos da sequência da obra da Subestação Ceriluz IV, em Coronel Barros, que entra em sua fase de instalação eletromecânica. Também abordamos um investimento em melhoria de rede realizado em Bozano, com a conversão de uma rede monofásica em trifásica, o que qualifica o fornecimento de energia para aproximadamente 60 famílias, incluindo novas moradias que fazem parte de um projeto social. Por fim, destaque para os avisos de Desligamentos Programados, manutenções previstas pelo departamento técnico com o objetivo de realizar melhorias na rede que beneficiam nossos associados.

No Informativo Ceriluz Além da Energia desta semana, trazemos a segunda etapa da Retrospectiva Ceriluz 2025. Sim, já estamos em 2026, mas faltaram algumas informações importantes no programa da semana passada — que segue disponível aqui — e que apresentou a primeira parte da retrospectiva. Na segunda parte, destacamos principalmente ações de impacto ao associado e à comunidade regional, como tarifas de energia, pesquisas de satisfação, projetos ambientais e nossas ferramentas de relacionamento. Mas o programa não aborda apenas esses temas. Também apresentamos informações diversas, entre elas procedimentos importantes adotados pela Ceriluz quando há necessidade de supressão ou poda de árvores. Além de contar com licença ambiental para manejo, são sempre adotadas todas as medidas cabíveis para garantir a segurança dos colaboradores e dos moradores ou transeuntes próximos. Um caso bastante específico registrado nesta semana exemplifica essa situação: a supressão de uma árvore de grande porte às margens da ERS-155, que ocasionou a interrupção temporária do trânsito local. Todo o procedimento foi previamente planejado, com autorização do DAER e acompanhamento da Polícia Rodoviária Estadual, responsável pela orientação dos motoristas. No espaço destinado aos avisos aos associados, destacamos a vigência dos novos números de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), a bandeira verde em vigor neste mês de janeiro e os avisos de desligamentos programados.

Ouça nosso programa aqui no site ou, também, nas emissoras de rádio parceiras.

Últimos Rádios