A Ceriluz realizou, na tarde desta terça-feira, 18 de agosto, um desligamento programado que atingiu as comunidades de Ilha Grande e Santa Tereza, em Catuípe, para substituir uma chave fusível seccionadora, próxima à Capela Nossa Senhora de Fátima, por uma chave fusível religadora.

A melhoria tem como objetivo reduzir riscos de interrupções no fornecimento de energia aos associados, especialmente em ocorrências momentâneas na rede. A ação beneficia diretamente 33 Unidades Consumidoras das duas comunidades.

O que muda?

A chave fusível seccionadora comporta um único fusível. Em caso de curto-circuito ou sobrecarga, o fusível queima, o cartucho abre e a energia é interrompida até que um eletricista faça a substituição do elo fusível no local.

Já a chave fusível religadora instalada comporta três fusíveis no mesmo conjunto. Quando ocorre uma falha temporária, como um galho que toca a rede, o primeiro fusível atua e, após alguns segundos, o mecanismo aciona automaticamente o segundo fusível, restabelecendo o fornecimento sem necessidade de intervenção humana imediata. A interrupção no fornecimento só irá se concretizar caso a falha persista e os três fusíveis sejam acionados.

Limpeza da Subestação Ceriluz 03

Outro trabalho de destaque realizado pelas equipes foi a limpeza preventiva da Subestação Ceriluz 03, na Linha 01 Leste, em Ijuí, no domingo, 16 de agosto.

202608 Chave Religadora 8O trabalho de limpeza concentrou-se principalmente nos isoladores de porcelana, vidro ou polímero, buchas de transformadores e para-raios, entre outros componentes. Isso é necessário considerando que o acúmulo de poeira, fuligem, excrementos de aves e animais ou outros materiais pode comprometer a capacidade de isolamento desses equipamentos, favorecendo a ocorrência de correntes de fuga, descargas elétricas e até desligamentos do sistema.

Esse serviço de limpeza também exigiu desligamentos programados curtos: um no domingo pela manhã, logo após as 8 horas, e um segundo após as 13h, para realizar a transferência de carga da SE Ceriluz 03 para a SE Ceriluz 01 e SE Ijuí 01. Sem essa manobra, seria necessário interromper o fornecimento de energia para os associados abastecidos pela SE Ceriluz 03 durante todo esse tempo. Os desligamentos foram sentidos em comunidades de Bozano e Ajuricaba e nos arredores da cidade de Ijuí.

Uma primeira etapa da limpeza havia sido realizada no dia 21 de julho.