PEE

 *Acesse o Manual do Consumidor: Manual do Consumidor

A Ceriluz desenvolve o Programa de Eficiência Energética (PEE), se adequando às exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. A Lei número 9.991, de 24 de julho de 2000, define que as empresas concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar 0,5% da receita operacional líquida em programas que tornem o uso da energia mais eficiente. O objetivo do PEE é tomar medidas positivas que podem ter reflexos consistentes no combate ao desperdício de energia elétrica, beneficiando não só o consumidor individual, que pagará menos mensalmente, mas a comunidade que depende do fornecimento de energia da Cooperativa. Por meio do programa, além de estimular o consumo consciente através de um processo de educação ambiental que visa o uso correto de equipamentos eletroeletrônicos, a Ceriluz está possibilitando aos consumidores enquadrados na Classe Baixa Renda, melhorias na sua casa e a substituição de equipamentos, com o objetivo de diminuir o seu consumo de energia mensal. Para isso, foi realizado levantamento entre os consumidores selecionando àqueles que se adequaram às exigências da ANEEL e que demonstraram interesse em fazer a substituição.

Por meio do programa estão sendo distribuídos:

  • 1.600 lâmpadas leds - 08 watts, 90 a 265 volts
  • 07 Geladeiras – 300 litros, consumo 35,5 kWh/mês
  • 18 geladeiras – 239 litros, consumo 23,4 kwh/m
  • 25 sistemas de aquecimento solar, Heliotek, 200 litros, 2.500 Watts.
  • 15 novos padrões de entrada.

PORQUE SUBSTITUIR EQUIPAMENTOS ANTIGOS

O associado pode estar se perguntando quais as reais vantagens de substituir estes equipamentos por novos? Este informativo, além de apresentar o Programa de Eficiência Energética, tem o objetivo de esclarecer algumas dúvidas neste sentido. Vamos saber agora porque é importante substituir alguns equipamentos antigos por novos.

AQUECEDOR SOLAR

O objetivo do sistema de aquecimento solar é reduzir a necessidade de energia elétrica para aquecer a água de chuveiros, uma vez que será utilizado o calor do sol para este fim. Estudos comprovam que na região Sul esta energia é eficiente em pelo menos 75% do ano. Mas claro que, caso o sol não venha a brilhar intensamente num dia chuvoso, ninguém tomará banho frio. Um sistema de apoio elétrico vai compensar este aquecimento, garantindo a temperatura ideal. O consumidor vai economizar, pois estará utilizando uma fonte limpa e inesgotável para suas atividades que exigem água quente, deixando de consumir energia elétrica fornecida pela Ceriluz. A manutenção deste equipamento é baixa, exigindo, a princípio, apenas lavagens externas dos vidros duas vezes por ano e a drenagem do sistema uma vez por ano. A vida útil de um aquecedor solar está estimada em mais de 20 anos.

LÂMPADAS LEDs

O ideal é diminuir ao máximo o uso das lâmpadas, especialmente durante o dia, aproveitando a claridade do sol. Mas claro que, à noite, elas são indispensáveis. Sendo assim, nada melhor do que utilizar lâmpadas mais econômicas e, por isso, a Ceriluz está substituindo as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LEDs, última tecnologia em termos de iluminação. O LED é um componente eletrônico, mais precisamente, um diodo semicondutor que converte mais de 80% da energia que recebe em luz. Estudos indicam que a economia com o uso de LEDs pode ser de até 95%. Comparativamente, 01 lâmpada incandescente de 60 Watts pode ser substituída por 01 lâmpada a LED de 4,5 W com economia de 55,5 W/hora. Já em vida útil, as lâmpadas LEDs têm mais de 50.000 horas, enquanto que as incandescentes têm 1.000 horas e a fluorescente compacta tem 10.000 horas. É um investimento viável e, neste caso, é a Ceriluz que investe pelo associado.

GELADEIRAS

O Programa de Eficiência Energética Ceriluz/Aneel também contempla a substituição de geladeiras velhas. Segundo estudos da Agência Nacional de Energia Elétrica os equipamentos para resfriamento de alimentos representam aproximadamente 1/3 da demanda de energia dentro de uma residência. E quanto mais antigas pior, uma vez que, além de possuírem uma eficiência menor o desgaste de seus equipamentos e borrachas vedantes acaba exigindo mais energia para resfriar na intensidade ideal. Por isso, é fundamental substituí-los de tempos em tempos. A Ceriluz está possibilitando isso oferecendo refrigeradores novos com selo de eficiência Inmetro de consumo “A”, ou seja, que apresentam o menor consumo do mercado. Estima-se que a substituição de uma geladeira antiga por uma nova alcança uma redução de 70% na demanda destes equipamentos.

PADRÕES DE ENTRADA

A Cooperativa também está realizando a substituição de padrões de entrada de energia que estejam em condições irregulares. O objetivo é garantir a segurança dos consumidores e a adequação técnica das novas instalações, que devem seguir ao Regulamento de Instalações Consumidoras (RIC) que determina normas de instalação para unidades ligadas em baixa e média tensão.

DESTINO CORRETO

As geladeiras e lâmpadas substituídas pela Ceriluz são devidamente coletadas, transportadas e encaminhadas para reciclagem pela Central de Tratamento de Resíduos - CETRIC, de Panambi. Trata-se de uma empresa que preenche todos os requisitos solicitados pelos órgãos ambientais, principalmente a Fundação Estadual de Proteção Ambiental - FEPAM, para coleta, transporte e destino de resíduos sólidos industriais. Os custos desta empresa também serão arcados pela Ceriluz e, sendo assim, os associados podem ficar tranquilos quanto ao correto destino dos equipamentos eletroeletrônicos retirados de sua residência.

CONSUMO CONSCIENTE

Equipamentos novos possibilitam uma significativa economia de energia. Essa economia, aliás, será aferida pela Ceriluz e os resultados encaminhados para a Agência Nacional de Energia Elétrica. Porém, aos associados/consumidores também cabe tomar iniciativas pró-ativas no sentido de ajudar a si próprios a economizar energia. Isso ocorre por meio do uso correto dos equipamentos eletroeletrônicos, especialmente aqueles usados para produzir calor ou resfriar ambientes. Por isso, junto com este informativo, encaminhamos o Manual do Consumidor, que traz dicas de consumo consciente de energia, informações sobre segurança ao interagir com energia elétrica e, para o caso de um acidente ocorrer, sugestões de ações para minimizar os efeitos e salvar vidas. Conheça o Manual do Consumidor acessando o link: Manual do Consumidor.