• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Vermelha Patamar 1

A Ceriluz sediou nos dias 28, 29 e 30 de outubro um encontro com engenheiros e técnicos de oito cooperativas de Infraestrutura do RS, para um treinamento sobre uso de Religadores Automáticos de Redes. Além da Ceriluz, participaram as cooperativas Certel, Certhil, Cermissões, Cersul, Celetro, Cooperluz e Creral. Também profissionais do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei).

O treinamento foi ministrado pelo engenheiro de aplicação Leandro Freitas, da empresa Eaton Brasil, que oferece soluções e serviços para a gestão de energia. Ela atua nas áreas de distribuição de energia, sistemas de proteção elétrica, automação industrial e sistemas de backup de energia (UPS).

O treinamento se deu a partir da aquisição, pela Ceriluz, de nove novos Religadores Automáticos de Rede que serão instalados no sistema de distribuição de energia, de forma especial dos alimentadores que partem da Subestação Ceriluz IV.

Os Religadores Automáticos de Rede são equipamentos instalados em diferentes pontos do sistema de distribuição de energia com o objetivo de proteger o circuito elétrico e restabelecer a energia de forma automática em situações de falhas transitórias. O religador detecta a ocorrência de falhas - como curto-circuitos ou sobrecargas - através da análise da corrente elétrica, interrompe o circuito, e então, após um determinado tempo, reenergiza a linha de forma automática, minimizando o tempo de interrupção do fornecimento de energia para os consumidores. Se o problema persistir após tentativas de religamento, o religador abre seus contatos, evitando a repetição de falhas e garantindo a segurança do sistema, até a chegada de uma equipe para identificação da falha e sua solução.

Com esse acréscimo de equipamentos, a Ceriluz totalizará 62 religadores distribuídos ao longo das suas redes de distribuição, espalhados em sua área de ação. A operação automática e a capacidade de isolar falhas contribuem para a segurança e confiabilidade da rede elétrica, protegendo equipamentos e pessoas.