A Ceriluz realizou a instalação de dois Religadores Automáticos de Rede, beneficiando associados das comunidades de Rincão do Tigre, Rincão Santa Catarina e Faxinal, no município de Boa Vista do Cadeado, divisa com Ijuí. Esses novos equipamentos têm como finalidade fazer a proteção de duas redes alimentadoras naquela região, beneficiando 216 Unidades Consumidoras (UCs) conectadas a essas redes, a maior parte focadas em atividades agropecuárias, com presença de pivôs de irrigação e tambos de leite. Na mesma rede também está prevista a instalação futura de uma unidade de recebimento de grãos. O serviço de instalação dos Religadores Automáticos foi executado pela equipe de Linha Viva, dessa forma também evitando a necessidade dos desligamento da rede durante o trabalho. No local, novos postes foram instalados para receber os equipamentos.  

Os Religadores Automáticos de Rede são equipamentos instalados em diferentes pontos do sistema de distribuição de energia com o objetivo de proteger o circuito elétrico e restabelecer a energia de forma automática em situações de falhas transitórias. Eles detectam sobrecorrentes e interrupções, interrompem o circuito, e então, após um determinado tempo, reenergizam a linha de forma automática, minimizando o tempo de interrupção do fornecimento de energia para os consumidores. “Em caso de falhas transitórias, como curtos-circuitos e sobrecargas, o religador detecta a anomalia, desliga o circuito, e após um tempo, religa automaticamente para restabelecer o fornecimento de energia. Sem esses equipamentos, em situações como essas, haveria o desarme de chave, exigindo que uma equipe tivesse que se deslocar ao local para restabelecer a energia, o que poderia demorar, especialmente quando ocorrem temporais”, explica Rogério Kamphorst, engenheiro eletricista responsável pelas redes de distribuição de energia da Ceriluz.

Com a instalação desses dois novos Religadores Automáticos a Ceriluz totaliza 53 equipamentos distribuídos ao longo de todas as suas redes de distribuição, espalhados em toda sua área de ação. A operação automática e a capacidade de isolar falhas contribuem para a segurança e confiabilidade da rede elétrica, protegendo equipamentos e pessoas. 

Como funcionam os Religadores Automáticos:

  • O religador detecta a ocorrência de uma falha, como um curto-circuito ou sobrecarga, através da análise da corrente elétrica no circuito;
  • Ao detectar a falha, o religador desliga o circuito, interrompendo o fluxo de corrente para proteger o sistema;
  • Os contatos do religador permanecem abertos por um tempo pré-determinado, ajustado para permitir que a rede se estabilize.
  • Após esse tempo o religador reconecta o circuito, restaurando o fluxo de energia;
  • Se o problema persistir após tentativas de religamento, o religador abre seus contatos, evitando a repetição de falhas e garantindo a segurança do sistema, até a chegada de uma equipe para identificação da falha e sua solução.

Veja imagens da instalação dos religadores na região do Rincão do Tigre.