A busca pela qualidade exige que se tenham informações precisas de como que está a prestação de serviços prestados e quais as principais carências ou dificuldades. Uma das melhores formas de se buscar essas informações são as pesquisas de opinião. Os associados da Ceriluz já conhecem duas pesquisas importantes que a Cooperativa usa para buscar subsídios: a Pesquisa da Participação Social (PPS), idealizada e promovida pela própria Cooperativa a cada dois anos, sendo a última em 2017; e o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC), este elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, reguladora do setor. A Cooperativa, contudo, desenvolve uma terceira pesquisa, mais específica, aplicada apenas entre os associados que fazem uso de atendimento direto, via telefone 0800 51 3130, ou por atendimento pessoal, nos escritórios. Trata-se da Pesquisa de Satisfação sobre a Prestação de Serviços e/ou Tratamento das Reclamações. São avaliadas questões como o atendimento pessoal, a forma do tratamento das reclamações, o cumprimento dos prazos e a real solução das demandas apresentadas.